quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Você sabe o que é Ecoturismo?

Fonte: Revista Exame

Hoje a nossa dica é de uma leitura que a Revista Exame publicou neste mês sobre o ecoturismo. Afinal, mais do que uma modalidade turística, o ecoturismo prima pela sustentabilidade em todos os sentidos. E aqui vale lembrar que sustentabilidade significa usar os recursos naturais de maneira consciente suprindo as necessidades desta geração sem prejudicar as futuras. (Relatório de Brundtland,1987).

Para contextualizar um pouco mais, segundo ainda a EMBRATUR, o ecoturismo é um "Segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

Portanto, convidamos você a conhecer os benefícios que o ecoturismo reverte para as comunidades locais e começar a praticar desde já esta modalidade, explorando o melhor do nosso Brasil e ainda contribuir com nosso povo, que cá entre nós, é um espetáculo a parte.

Bonito - MS

Bonito - MS

Conheça os benefícios do ecoturismo para as comunidades locais
O objetivo principal do ecoturismo é neutralizar os efeitos negativos do desenvolvimento humano
Matéria publicada em 23/12/2011 às 13h48 pelo Portal da Revista Exame

Uma pessoa socialmente responsável provavelmente vai querer tornar o mundo um pouco melhor. Mesmo quando estiver viajando, o turista pode tentar visitar áreas menos desenvolvidas, onde o recurso usado durante seu passeio pode ajudar a economia local prosperar. Outra maneira de ajudar é doando um pouco de seu tempo para a comunidade, sendo voluntário por exemplo. O objetivo idealista do ecoturismo é melhorar o mundo através de viagens responsáveis fazendo com que os viajantes ofereçam reais benefícios para as comunidades locais.

Conservação
O objetivo principal do ecoturismo é neutralizar os efeitos negativos do desenvolvimento humano. Pessoas que vivem nas cidades, muitas vezes optam por visitar florestas intocadas, montanhas e praias para desfrutar de sua beleza. Como as comunidades locais começam a ver seus recursos naturais como fontes de renda do turismo, elas podem trabalhar mais para proteger esses recursos. Em muitos casos, os moradores encontram trabalho como guias turísticos e descobrem que seus empregos dependem de esforços de conservação local.

Financiamento do governo
Quando o ecoturismo cresce em uma área, o governo local, muitas vezes, reconhece o “boom” econômico e procura mantê-lo. Na Costa Rica, por exemplo, a popularidade do ecoturismo levou à criação de vários parques nacionais e reservas, que estabeleceu um corredor da vida selvagem protegido. Por sua vez, os governos devem ter fundos para manter seus parques e manter caçadores, caçadores furtivos e madeireiros fora destes locais. Em Madagascar, a infraestrutura precária, a instabilidade governamental e a necessidade das comunidades locais para o alimento e madeira dentro das fronteiras do Parque Nacional Masoala têm limitado o sucesso do mesmo.

Empresas locais
Além de guias turísticos, uma gama de empresas locais se beneficiam com o ecoturismo. Artesãos, moradores regionais e donos de restaurantes fornecem serviços que ajudam o turista a descobrir características locais. Um estudo realizado em 2003 sobre as comunidades da Costa Rica mostrou que quando o ecoturismo impulsiona a economia, as pessoas param de cortar as árvores porque elas estão simplesmente ocupadas demais atendendo os turistas. O mesmo estudo, no entanto, descobriu que uma mudança de comportamento não indica necessariamente uma maior consciência ambiental. Uma vez que a economia local alcança o sucesso, o desenvolvimento começa a ameaçar os recursos naturais.

Intercâmbio cultural
O mesmo estudo da Costa Rica descobriu que pessoas com mais instrução eram menos prováveis de serem ambientalmente destrutivas. Na verdade, a educação e a conscientização podem ser os verdadeiros benefícios do ecoturismo e proporcionar um efeito mais duradouro.
Os ecoturistas acabam conhecendo pessoas que vivem mais de perto da natureza e podem aprender com eles a viver de maneira mais simples. Enquanto isso, os moradores ganham fundos e a capacidade de buscar mais educação, dando-lhes uma melhor compreensão das questões mundiais, como o ambientalismo. Através do intercâmbio cultural, ambas as partes se beneficiam.

Fontes: 
http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/conheca-os-beneficios-do-ecoturismo-para-as-comunidades-locais?page=1&slug_name=conheca-os-beneficios-do-ecoturismo-para-as-comunidades-locais
http://pt.wikipedia.org 

Pacotes
Entre em contato com nossa loja e saiba sobre os pacotes de ecoturismo que temos disponíveis para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário